Aff! gente desculpe ficar tanto tempo sem postar mas é que essa tal de VIROSE... tem ocupado meu tempo! e minha cabeça...
Eu resolvi postar sobre isso porque queria saber a opinião de outras mães sobre esse "diagnóstico" simplório que nos dão quando nossos filhos estão com febre, dor de garganta, diarréia...e tudo quanto é dor e desfunção.... tô meio inconformada com essa resposta SIMPLÓRIA que eles dão para esse tipo de quadro. " O que ele tem Dr.?" ......" A é uma virose.." como assim....é um virus....então :? Que virus??? " é um vírus que pega pelo ar, não tem como controlar ...é normal" .....aff!
Bom sei lá, eu ainda não me contentei com essa coisa de "normal" talvez eu seja uma mãe CHATA, e pra saúde eu sou mesmo, EU ASSUMO ....mas peraí ficar vendo o meu "bichinho" se torcendo de dor de barriga a noite toda,com o bumbum assado ,com a cabecinha pelando aos 38.9 graus e passar o dia todo quase sem comer... não é brincadeira. não sei se vocês já passaram por isso....mas eu estou passando por isso agora...é isso tudo aconteceu ontem! Lá em casa sabe! Bom genteeeemmm...procurei algumas resposta mais completas para essas tais de VIROSES...porque não existe só uma são váriasss..... Aqui vai um texto para nos tranquilizar um pouco!
Virose: saiba o que é e como fazer para evitá-la
Seu filho está com febre, vômitos, diarréia ou o nariz escorrendo. Você, mamãe, espera dois dias e os sintomas não passam. Leva o pequeno no médico para aliviar o seu "sofrimento" e escuta sempre a mesma coisa: é virose.
A pergunta que fica para você, mamãe, é a seguinte: você sabe o que é uma virose? Virose são doenças causadas por vírus que tem um ciclo determinado, com sintomas leves, sem conseqüências relevantes, e não há remédios eficazes para o seu combate.
Uma observação importante: esses "bichinhos" invisíveis adoram temperaturas baixas e locais com grande aglomeração de pessoas e pouca renovação do ar. Aparelhos de ar-condicionados sujos também fazem a alegria dos vírus. Um simples espirro de uma pessoa com virose pode proliferar o vírus. Uma pessoa infectada por vírus espalha no ar inúmeras partículas de agentes virais.
As viroses não são todas iguais. Tem os vírus que se alojam nas vias respiratórias, causando dor de garganta, coriza e tosse. Já há outros que preferem o sistema gastrointestinal, causando vômitos e diarréias.
Cuidado com a virose - Em alguns casos, essas viroses podem evoluir para doenças mais graves, como pneumonia ou meningite viral. Portanto, todas as viroses precisam de um acompanhamento médico.
E por que os médicos preferem dizer que é uma virose a realmente constatar qual o vírus está causando os sintomas na criança?
Simplesmente porque são muitos tipos de vírus que existem e o trabalho e dinheiro gasto para a definição do tipo de vírus não ajudaria em nada no combate da doença que provavelmente já teria se curado até que o vírus fosse identificado. Ou ainda porque o vírus tem uma mutação muito rápida e seria difícil especificar qual o tipo.
Como se tratar - As viroses normalmente têm sintomas parecidos e duram em média de sete a dez dias. O tratamento deve ser com antitérmicos para baixar a febre, hidratação, descanso e boa alimentação.
Caso os vômitos e diarréia sejam muito freqüentes, relate outra vez ao pediatra, pois poderá ser que seu filho precise tomar soro na veia. Contate novamente o seu médico se a febre for muito alta e não passar depois de três dias.
As crianças, principalmente as menores de três anos, são as mais susceptíveis para contrair essas viroses, pois ainda não estão com o seu sistema imunológico maduro.
As que vão para a escola também correm maiores riscos de contágio, já que os vírus são transmissíveis através das gotículas de saliva que saem da criança contaminada que tosse ou espirra. Assim, quando uma criança na escolinha está com virose não é difícil que todas tenham também.
O bom é sabermos que é entrando em contato com esses vírus que o sistema imunológico dos nossos filhos vai se fortalecendo e ficando cada vez mais voraz no combate a esses vírus.
Dicas
A amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê proporciona maior defesa contra as viroses.
Não esqueça de vacinar seu filho. Muitas das vacinas combatem alguns vírus que causam as viroses.
Evite que a criança fique por muito tempo em lugares fechados e com muitas pessoas, principalmente no inverno. Desligue os aparelhos de ar-condicionado três vezes ao dia. Higienização do aparelho também é fundamental.
Virose é apenas uma palavra que os médicos usam quando não sabem o que a pessoa tem realmente, ou seja, bando de médicos "ingnorantes". Melhoras pro baby, e pro bumbum assado, é muito bom usar sempre polvilho antisséptico a cada troca de fralda.
ResponderExcluiradorei o layout heheh
bjs