quarta-feira, 17 de março de 2010

Vacinas e suas reações!

Olá Queridas
Bom esses dias uma recém -mamãe me ligou para perguntar se a vacina BCG tem alguma reação como febre e dor. Expliquei para ela que essa primeira vacina não tem reação nenhuma que ela pode ficar tranquila. Por isso resolvi postar aqui algumas informações sobre vacinas.


- Porque dar vacinas em clínicas particulares...
A maioria do lote de vacinas dos Postos de Saúde contém os vírus vivos causadores das reações. Já as clínicas particulares possuem vacinas chamadas ACELULARES, que quase não as causam, porém, é preciso deixar bem claro: toda vacina pode vir a causar reações nos bebês, depende de cada um, as acelulares só levam vantagem por causar bem menos. Principalmente aquelas que são intramusculares.
Já as de gotinhas são iguais tanto no postinho quanto em clínicas.

- Como amenizar as reações...
Para as vacinas que podem dar reações você pode tomar algumas precauções para diminuir as dores do seu bebê. Uma delas é antes de dar a vacina de ao seu bebê uma gotas de algum analgésico, como Tylenol bebê. As possíveis reações são: febre baixa até 38º, dor local (seu bebê chacoalha a perninha e chora) e diarréia (mais difícil de ocorrer). Para febre é você pode continuar dando o analgésico (paracetamol) que também já ajudará a diminuir a dor. Se ele estiver com dor local, você pode aplicar  no local compressinhas com algodão ou fraldinha, quente e fria, alternando.Se a dor local continuar você pode dar algumas gotas de dipirona como Magnopirol, é mais forte que Tylenol. Essas reações no máximo duram 3 dias (72 horas) meu filho a reação dura apenas uma noite ou no máximo ele fica 2 dias "chatinho".

- Vacinas que podem dar reações...
Pentavalente, Hexavalente, Tetravalente (Menigocócica, Pneumocócica,Difteria, tétano, coqueluche, meningite, poliomielite ou paralisia infantil). Tem crianças que não tem reação nenhuma mas essas são as que tem mais probabilidade de ocorrer.






 
 
 

Segue abaixo calendário das vacinas da Companhia da Vacina de Campinas.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 

61 comentários:

  1. boa noite,olha minha filha tem 3 meses,quando fez 2 ela teve que tomar a vacina pentavalente,olha ela quase morreu,teve a pior reaçao,eu nunca vi coisa igual,as perninhas ficaram enchadas e vermelhas,teve febre,perdeu o choro,ficou palida gelada,fui correndo pro hospital,deram uma injeçao pra baixar a febre,ai ela ficou melhor só q agora com 4 meses ela tem que tomar denovo,só q nao vou dá,pq dessa vez eu perco ela,deus me livre...o que devo fazer e quem procurar?beijos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM,NÃO SOU MÃE A MUITO TEMPO MAIS TENHO UMA SUGESTÃO PRA SUA NENEM NÃO FICAR SEM A VACINA! VC TEM A OPÇÃO DE DAR NELA A VACINA CELULAR
      PELO CRIE QUE É GRATUITA E QUASE NÃO DÁ REAÇÃO MAIS PARA CONSEGUIR VC PRECISA DE UM LAUDO MEDICO INFORMANDO A NECESSIDADE DA VACINA QUE VC CONSEGUE COM O PEDIATRA ! O TELEFONE DO CRIE PARA MARCARA VACINA É 2275-6531 OU 2295-2295 (RAMAL 203)

      Excluir
    2. Se vc ama seu filho, de a vacina. Vc ja sabe a reacao, entao, antes de dar a vacina de o antitermico, e depois monitore a temperatura. Banhos e compressas aliviam a dor e a febre. E ,amor, pronto!

      Excluir
    3. minha querida barbara santos, se n der a vacina vc esta pensando so em voce mesmo. Não seja ignorante e egoista ao ponto de deixar sua filha correr o risco de contrair uma doença serissima pq deu reação.Ja sabe como é agora, começou ficar ruim corre já pro medico. É um mal que vem pra bem, acredite

      Excluir
    4. Ignorante e egoísta é uma pessoa que não sabe como é sufoco de uma mãe que teme perder a filha por causa de uma vacina e vem fazer comentário babaca.
      Qualé, pessoa. Você pode fazer melhor do que isso. Abraço!

      Excluir
  2. Debora 2 de outubro de 20122 de outubro de 2012 às 14:20

    Meu bebê tem 4 meses e tomou a pentavalente,nossa não sabia o que fazer,chorava tanto que perdeu o fôlego,dei tylenol e fazia compressa de gelo,não adiantou ele ficou só chorando e eu de mãos atadas sem saber o que fazer.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, voces nao sabem o que aconteceu com a minha filha apos tomar essa vacina Penta, coitada, ela esta com 2 meses.

    Deu uma reacao alergia no local tao violenta, q o corpo expulsou a vacina e criou uma feria enorme na perna,ela teve febre, a perna ficou toda vermelha e criou uma bolha grande e a bebe no mexer da perna estorou e agora mostrou o tamanho da ferida.. absurdo.. foi um corre corre, ja tive no Pronto socorro, no posto de saude, deram apenas remedio pra dor e um ant-alergico, nao deixo minha tomar mais essa vacina, encaminhamos para a vigilancia um relatorio com fotos anexados, eles fizeram no posto de saude.
    Ela vai teomar essa vacina ACELULAR
    Me indicaram TROFODERMIN , vo comprar pra ajudar na cicatrizacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deem ouvidos para esses comentários ignorantes!!!
      Parece que tem gente tentando fazer terrorismo e desencorajar os pais em um momento tão importante, que é a vacinação. Devemos ficar alertas, mas não desesperados por causa das reações. É melhor do que amargar uma doença no futuro. Estou levando o meu bebê hoje para vacinar. Com fé em DEUS, tudo vai dar certo.

      Excluir
  4. meu filho tem 6 meses e tomou a pentavalente deu febre e nao consigo baixar mesmo cm dipirona o q faco?

    ResponderExcluir
  5. MINHA FILHA DE 4 MESES TA SOFRENDO MUITO COM AS REAÇOES DESSA VACINA FEBRE VERMELHIDÃO NA PERNA DEVERIA SER GOTINHA

    ResponderExcluir
  6. Minha filha tomou hj as dos 2 meses, quando pego ela no colo ela faz beicinho, ate agora nada de febre, só dolorido msm, que Deus ajude para nao dar reaçoes mtu feia!!!!!

    ResponderExcluir
  7. A minha filha teve dores na perninha, chorava bastante, e ficou febril(37 º). já fez 48 hs,e oscilou a temperatura entre o normal e febril.Quanto a perninha, já desinchou.Dá pena ver estes sintomas, mas é melhor previnir hoje, do que acontecer algo pior depois.

    ResponderExcluir
  8. Minha sobrinha tomou a penta com 6 meses...Deu várias reações, como febre muito alta, insuficiência respiratória e taquicardia, fazem 15 dias que está internada, não sabemos mais o q fazer...desde terça feira esta no CTI por ter variações muito altas nos batimentos cardiacos..

    Se alguem tiver ideia do q aconteceu, me envie um email
    ana_carey@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. bom gente meu caso não é diferente meu filho tem 2 meses tomou a penta ontem e a perninha inchou ficou roxa e vermelha, ele chora muito de dor tem alguma coisa que eu possa faser pra amenizar a dor fora o ibuprofeno???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que essa reação possa ser "erro na maneira" de aplicar, pois se fosse da medicação seria pelo corpo todo e não apenas na perninha de seu bebê.

      Excluir
  10. Deveria ser estudado outro meio de aplicar essa vacina absurda nas crianças pequeninas, o tamanho da agulha é um absurdo para o tamanho do bebe. me menino tomou hoje e está chorando muito e nós estamos aqui desesperados sem saber o que fazer! Meus Deus!

    ResponderExcluir
  11. Meu bebe tbm tomou a pentavalente e teve reação de muita dor na perna ,nem mexia, e quando mexia chorava muito. e depois da aplicação ele n dorme mais direito foca toda hora se assustando e chorando. ainda n teve febre ele tomou as 11h de hj ( 28/02/13). vamos ver tomara que passe logo nao aguento ver ele sofrer

    ResponderExcluir
  12. Minha bebê de 4 meses tomou a pentavalente e teve uma reação terrível. Ela ficou com febre e começaram a aparecer manhas vermelhas por todo o corpinho dela que evoluiu para bolhas. As orelhinhas ficaram inchadas, os lábios, as mãozinhas. Levamos ela com urgência para o atendimento de emergência ela teve que tomar anti histamínicos. Acho que não deixarei ela tomar outra dose dessa vacina não, só após um parecer do pediatra.

    ResponderExcluir
  13. Meu filho tomou essa vacina com 3 meses de idade< tomou essa penta e teve uma reação terrivel .Apenas em 4 hras ele teve uma convulsão desmaiou, teve um grande mal estar. Ficou 5 horas na emergencia, o pediatra falou que a proxima deve ser acelular, estou com muito medo de dar a segunda dose. Essa vacina me traumatizou...

    ResponderExcluir
  14. minha filha tambem tomou essas vacinas com dois meses e quase morreu ficou 7 dias na UTI, fiquei desesperada agora estou lutando pra conseguir a vacina acelular mas o CRIE esta negando, disse a eles so darei a vacina se esle me dar por escrito um documento que minha filha não vai ter nenhum tipo de reação, nada, pois minha filha não é cobaia pra eu fazer mais um teste com ela pra saber se vai viver ou morrer, preferi não dar doque passar o que passei com ela doente quase morri tambem, além de diarreia verde e com sangue febre, falta de apetite, que levou ela a ter depois hipotermia pois sua temperatura começou a cair e deu nela bronquolite,, Deus agradeço pela vida da minha filha por ter salvado ela.

    ResponderExcluir
  15. Meu filho tomou a penta ontem, com outra emfermeira diferente e ele nunca teve reação de vacina nenhuma , ele nunca nem fica doente e ele vive rindo direto sabe ele nao chora, mais ontem ele chegou em casa a perna inchou ele chorou direto sem parar levei pro hospital e a medica disse que aplicaram errado e por inflamou e ele tava sentindo dor, inrresponsavel viu fiquei desesperada ele e muito ativo sabe mexe as pernas diretos assistindo os desenhos e agora ele ta assim tenho ate medo de ele ficar com dificuldades nessa perna sei la.... a medica disse q nao mais tenho medo.......

    ResponderExcluir
  16. Olá...
    Minha bb tomou a Penta antes de ontem dei umas 9 da manhã ao 12:30 ela começou a chorar mto,o local da vacina ficou mto vermelho,fiz compressa,e nda dela acalmar,daí ja começou a amarelar, pálida...percebemos que ela não estava bem quase ñ conseguia mais chorar,corremos pro hospital no caminho ela já ficou (Cianótica) roxa,chegou lá sem sentido,entubaram e ela voltou chorando,ficou em observação por 2hrs,percebemos que ela ficava sem cor,a médica pediu para encaminhar para a observação do hospital,ficamos 12hrs,tiramos raio x,fizemos exame de sangue e urina,o raio-x deu ok,os de sangue e urina deu alterado ,segundo a médica ela está com infecção de urina,passou cefalexina,já estou dando o remédio,percebi que a urina dela está bem escura,agora vou esperar esses 10 dias do remédio e vou passar com a pediatra e pedir novos exames.A saúde do nosso país é mto ruim pois a primeira médica já falou que ela estava com reação a vacina(médica do SUS) e a segunda médica(convênio) disse que era somente infecção de urina.Tenso demais para nós pais que temos que lidar com esses diagnósticos controversos!Mais já decidi que ela ñ toma mais,a próxima vou dar a acelular.Espero ter contribuido com minha experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi bom dia? estava lendo o seu depoimento meu filho fez 5 meses agora dia 12/08/13 tomou também essa penta e ficou ruim com dor no local febre chorava muito e depois de uma semana voltou ter febre mas forte, não passava até que levamos no hospital e as medicas realizaram exames e constatou infecção urinaria alta será que pode ter sido a vacina que causou isto? vamos trocar informação e tudo mais porque quase todas as crianças pelo que estou lendo aqui ficam muito ruim com essa penta vou deixar meu celular aqui no ar para que nós como pais possamos investigar a sério essa vacina ok meu celular 960324182 (oi) obrigado e podem me ligar ok, boa sorte a todos aqui e muita saúde para nossos filhos......

      Excluir
  17. Misericordia oque estão fazendo com nossos bebês isso está parecendo cobaias da medcina se q que podemos chamar isso de medicina
    meu filho matheus tomou hoje essa tal de tetravalente e ele ficou gelado e com a boca branca quase morri do coração minha esposa entro em panico não sei oque faço meu filho esta chorando muito to quase chorando com ele
    vou enviar um relatorio para a vigilancia pois isso não pode acontecer meu Deus que mundo estamos

    ResponderExcluir
  18. meu filho fez 2 meses dia 5,e tomou essas vacinas,apos a vacinas com 4hs depois ele chorava muito não sabia oq fazer..,dei dipirona 5 gotas dei compressas, ate agora ele n teve febre,espero que passe logo essa faze...não gosto de velo chorar..:(

    ResponderExcluir
  19. Meus gêmeos tomaram hoje. Depois de duas horas a perna inchou, ficou vermelha e eles choraram muito. Se puder a próxima vou dar acelular. Deus abençoe e proteja nossos bebes.

    ResponderExcluir
  20. oi me ajuda não sei o que fazer minha filha tomou esta vacina ontem,ela não esta bem ja tem 24 hora e ela esta com febre muito alta 39.5,e muito enjoada so quer ficar deitada devo levar ela no medico?

    ResponderExcluir
  21. Meu filho tomou a vacina pentavalente de 2 meses no postinho,chorou um pouco por causa das 3 picadas, mas quando chegou em casa dei o paracetamol, e ele deu um cochilo, até pensei que ele não teria reação.Mais tarde ele acordou gritando de dor,chorando tanto, que do...peguei ele no colo e ele ficou todo mole e pálido,quase dei um treco, as pernas ficaram roxas, as coxas incharam e ficou duro na perninha esquerda.Meu esposo foi no posto falar das reações e disseram que era normal, aff. Ja a pediatra ficou preocupada e me deu uma cartinha solicitando a vacina acelular, quando fui no postinho esse mês a supervisora disse que tinha que ter ido la no posto avisar no dia da reação, que elas preencheriam uma folha, que m*..que diferença faz?Porque ela n preencheu a folha quando meu esposo foi la perguntar sobre as reações?Ai fico muito nervosa com isso!Ela so me deu o tel do CRIE pra eu ligar. Agora vou tentar ver se consigo contactar o CRIE, mas já penso em pagar a de 4 meses, porque essas coisas de graça é uma burocracia que só !!.

    ResponderExcluir
  22. Minha filha tem 6 meses e tomou a 3 dose da vacina Penta. Sentiu as seguintes reações: Febre de 37 a 38 graus, vomito e ficou se assustando a toda hora mas graças a Deus tudo isso passa entre o segundo e terceiro dias apos a vacinação.Fico todo o tempo com ela no meu colo sem dormir. Mas e um mau temporario que faz bem saude dela para toda a vida. Por isso mamães de 1 viagem assim como eu, por mais doloroso que seja para todas nos não deixem de vacinar seus pequenos.

    ResponderExcluir
  23. Gente, pelo amor de Deus né? Não pode dar antitérmico antes da vacina... Pesquisem, leiam sobre... era prática entre as mamães há algum tempo, mas NÃO É RECOMENDADO, de jeito nenhum! Remédio pelo menos 4horas depois e SE tiver dor ou febre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa não entendo como o antitérmico interfere na vacina, pesquise você primeiro antes de postar isto. Que porcaria de vacina e essa então????

      Excluir
    2. Não interfere coisa nenhuma. Se a febre interferisse, toda criança que não tem febre com a vacina não ficaria imunizada. Conversei com a pediatra dos meus filhos, especializada em vacinas. Esses estudos não muito superficiais, não podem afirmar nada.

      Excluir
  24. Meu filho tomou a dos 2 meses e ficou prostado, febre alta e persistente por 5 dias. Agora aos 4 meses pagamos a penta acelular e a reação foi mínima, inclusive no local da picada.

    ResponderExcluir
  25. Minha bb tomou as vacina dos 2 meses e a única reação foi forte dor na perna,e qdo ela tomou dos 4 meses no dia teve dor e depois de 2 dias começou a febre,dor novamente na perna e esta mto enjoada,so quer colo.2 noites sem dormir já e estou preocupada pois ja se passaram 72 horas.

    ResponderExcluir
  26. Minha filha de dois meses tomou a tetra valente, a pólio e a rotavírus tudo na mesma hora, depois de 3hs começou a ter febre, esperei 72 hs e a febre não passou , levei no pediatra e ela pediu exame de sangue e de urina e deu infecção urinária muito alta e bronquiolite . vendo os depoimentos de vcs acho que foi das vacinas.

    ResponderExcluir
  27. Eu filho tomou a vacina bcg agora ta uma bolha enorme enflamada e normal

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Essa vacina e horrível meu filho tomou e teve reações de ficar pálido com os pés e mãos roxos deu febre. Como faz uma vacina tão forte para bebês tão indefesos.. muito revoltada com essa vacina..

    ResponderExcluir
  30. Não da pra acreditar que em pleno século XXI deixem aplicar essa vacina nas crianças, na maioria da muita dor e febre dentro de 48 horas, infelizmente para o meu filho que tomou a de 2 meses, a coxa onde foi aplicado ficou toda vermelha e inchada por umas 6 horas, só melhorou um pouco usando compressas, mas o pior foram dois episódios de HIPOTONIA 'Diminuição do tônus muscular, geralmente em bebês. Ao carregar o bebê tem-se a sensação de se estar carregando uma boneca de pano e percebe-se que o corpo da criança é flácido.'
    Minha mulher me ligou dizendo que ele estava como se estivesse morrendo, imagina um pai atendendo esse ligação, fui que nem um louco pra casa, Graças a Deus chegando lá ele já estava se restabelecendo, pior que no outro dia ele repetiu o episódio, agora na de 4 meses vou procurar a 'acelular' pra aplicar, porque meu Deus se tem uma com a mesma eficácia e 70% menos dos sintomas, nossas crianças tem que correr esse risco de morte por parte do governo? Estou indignado com essa falta de amor aos nossos bebês pelas autoridades competentes(leia-se incompetentes).

    ResponderExcluir
  31. Olá! Sou a mãe da Sarah!
    Dei a vacina pentavalente + hepatite B numa clínica de vacina particular, devido a muitas reações causadas pelas vacinas patrocinadas pelo governo, não tive coragem de submeter minha pequena com 2 meses a tamanho sofrimento. Não deu reação quase nenhuma, ela está meio febril e nas primeiras horas sentia dorzinha nas perninhas.
    No posto de saúde dei a rotavírus que infelizmente causou dorzinha de barriga e colica na minha bebê, mas fiz compressa com uma bolsinha térmica morna na barriga e aliviou bem.
    Gente a melhor coisa é pagar pra que nossos bebês não tenham reação muito forte. Vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  32. Que absurdo essa maldita penta velente, meu filho qse morre com a 1 dose, depois 3h q tomou começou chorar muito e ficou sem respirar e com as 2 perninhas vermelhas qse roxas e PARALISADAS, qse morri, saimos correndo p pronto socorro, os medicos falaram tudo ate problemas no coração pois ficou la fazendo monitoramento, e la ainda teve de novo essa reações pois foi fazer exame de sangue e começou a chorar, ai depois de tomar um alergico nao teve mas, pq depois teve tomar soro soro na veia e chorou tb...sei q tenho q voltar no posto relatar o q aconteceu para tomar a acelular, mas e tudo tão lento...vou dar um jeito de dar particular....mas a vontade e de nao da mas, pq passar o q passei nossa foi um sufoco...como uma vacina q previne faz essa reação todo, meu filho qse morri...

    ResponderExcluir
  33. Meu bebé tomou hoje,está com 4 meses,depois de 1 hora chorou muito o local ficou vermelho e inchado,estou fazendo compressa de água gelada,passando pomada hirudoid e dando paracetamol de 4 em 4.Graças a Deus ele está dormindo bem.

    ResponderExcluir
  34. Meu bebé tomou hoje,está com 4 meses,depois de 1 hora chorou muito o local ficou vermelho e inchado,estou fazendo compressa de água gelada,passando pomada hirudoid e dando paracetamol de 4 em 4.Graças a Deus ele está dormindo bem.

    ResponderExcluir
  35. So um obs: n eh bom dar anti termico antes das vacinas, eles podem interferir na eficacia da vacina!!!!! Anti termico so se tiver febre!!!!

    ResponderExcluir
  36. Essa vacina é um nojo. O governo devia tomar vergonha na cara e disponibilizar as vacinas acelulares na rede pública. Meu filho tomou a primeira dose da hexavalente em clínica, não deu nenhuma reação. Já a segunda dose, devido ao monopólio dos laboratórios e a burrogracia desse país não tinha nas clínicas. Um absurdo, nem pagando não se consegue nada que preste nesse país. Tive que fazer no posto de saúde. Meu filho sofreu horrores, febre, choro intenso furante dois dias. Foi desesperador, mesmo dando Tylenol meia hora antes de fazer a vacina deu todas essas reações.

    ResponderExcluir
  37. Pois é... a vacina hexavalente está em falta em todo Brasil. Meu filho tem seis meses. Tomou a acelular com dois meses, não teve nenhuma reação. Com 4 meses, também tomou a acelular, só que teve febre alta, chorou bastante e ficou muito molinho. Disseram que se eu tivesse dado a do postinho, seria bem pior. Só que agora não tem particular pra dar. Disseram que só chega em março de 2016. Tô com medo de dar a do postinho e ele ter reações mais graves, mas o conselho que deram foi de dar a do postinho mesmo.

    ResponderExcluir
  38. Dei a de 2 meses na minha pequena em clínica particular, a Hexavalente, acelular, e não teve nada, mas nada mesmo de reação...agora, com 4 meses, tive que dar no posto hj, por causa da falta da Hexa na rede particular. Resultado: gritos de dor, febre, está gemente o dia todo...�� Rezo pra ter nas clínicas qdo ela completar 6 meses, pagaria o que fosse, pois a diferença foi enorme...

    ResponderExcluir
  39. Hoje demos do postinho, tbm não achamos acelular, faz 16hrs que demos, ela está com febre 38,4 e medicamos com tylenou. Li muito sobre os relatos pela internet já há 2 dias, me parece que neném alérgicos aparecem reações fortes nas primeiras horas após aplicado!

    ResponderExcluir
  40. Hoje demos do postinho, tbm não achamos acelular, faz 16hrs que demos, ela está com febre 38,4 e medicamos com tylenou. Li muito sobre os relatos pela internet já há 2 dias, me parece que neném alérgicos aparecem reações fortes nas primeiras horas após aplicado!

    ResponderExcluir
  41. Tenho 2bbs o primeiro não teve reação alguma a vacina, agora minha 2bb tomou hoje a penta tá febria inchaço na perninha, to dando colinho pra ela ela se acalma da um do mas sei que é pro bem dela..... Estou de olho em cada movimento dela....

    ResponderExcluir
  42. oi boa tarde minha bebe tem um aninho e tomou a vacina a uns quinze dias atras a tríplice dois dias depois apareceu no bracinho dela uma ferida e erupções pelo pescoço e braços já dei antialérgico como receitado pelo medico alias já levei ela três vezes no posto e upa e nada. Alguém já passou por isso sabem oque eu devo fazer eles nem dizem oque pode ser .

    ResponderExcluir
  43. Hj faz 2 dias que minha filha tomou a bcg e no local está avermelhada, é normal?

    ResponderExcluir
  44. Sei onde tem a acelular mais não tem a hib junto e agora podemos aplicar????

    ResponderExcluir
  45. Sim é normal, daqui a 30 dias vai virar uma feridinha. Lave normal mente com sabão neutro, não se preocupe vai sair um pouco de pus e logo irá secar.
    Espero ter ajudado��

    ResponderExcluir
  46. Com tanta tecnologia por ai, ainda nao desenvolveram nada pra melhorar isso? vi que tais reaçoes sao normais, mas e o psicologico de um bb em começo de desenvolvimento como fica? como é nos outros Países? no fim se formos ver ha sempre um dedinho de corrupçao pelo nao investimento em estudos e ou importaçao de vacinas mais eficazes e com menos poder de reaçao que abale nao so os bbs mas tbm os pais!!

    ResponderExcluir
  47. Meu bb tomou a de 4 meses e na HR da vacina ficou roxo da cintura p baixo.fiquei em pânico passei mal tmb.e lá no postinho ninguém sabia oq era...mais alguém com o mesmo caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, segunda feira minha filha tomou a vacina de 4 meses, meia hora depois os olhos dela ficaram vidrados as mãos e os pés ficaram roxos ela comecou a tremer e apertar as mãozinhas,falei para o pediatra dela ele me disse q foi uma reação forte da vacina. Graças a Deus ela está bem agora.

      Excluir
  48. gente, porque a vacina do rotavírus NÃO pode ser aplicada depois dos 8 meses?!

    "A vacina oral do rotavírus não deverá ser administrada a bebés de 8 meses e 0 dias ou mais... a idade máxima para a última dose é 7 meses e 29 dias."

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Visitantes